BBB em NY: Tirando o Visto


Hoje o post é com a dúvida mais frequente que as pessoas tem em relação a viagem internacional: o visto. E de quebra ainda trouxe pra vocês um look do dia especial, pra não errar na hora da entrevista na embaixada! hahaha

Tirando o Visto

A primeira coisa que você precisa é ter seu passaporte em dia. Caso ainda não tenha, você pode solicitar através do site da Polícia Federal (clique aqui) e agendar a sua visita. No site tem a lista de documentos que você deve levar. É tudo bem organizadinho, foi super rápido e o passaporte ficou pronto em uma semana. 


No caso do intercâmbio, a agência que você escolher deve cuidar de todos os detalhes para retirar o visto, inclusive marcar a sua entrevista no consulado americano. Tem consulados em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Então se você não mora em um desses lugares, como eu, saiba que tem que contar com a graninha pra essa viagem extra também. Além disso tem algumas taxas pra pagar, só a taxa do visto é 160 dólares (ai!). 
Você deve ir pra entrevista com todos os documentos em mãos, eles podem solicitar aleatoriamente qualquer um deles. Passagem da viagem, comprovante de matricula na escola que você vai estudar, passaporte antigo (caso você já tenha tirado o visto alguma vez), cópia autenticada da identidade, cópia de diplomas e certificados estudantis, imposto de renda e contra cheque de quem está financiando a viagem. Mas não se preocupem que a agência dá uma listinha completa de tudo isso.

O processo de retirada do visto demora dois dias e é dividido em duas etapas: visita ao CASV e entrevista na embaixada americana. No CASV você colhe as digitais e faz a foto pro passaporte. E na embaixada acontece a entrevista com um cônsul dos Estados Unidos. Ambas tem data e hora previamente marcadas. 
Dica Importante: Em nenhum dos dois locais pode entrar com bolsa, nem celular, apenas carteira e os documentos. Então é bom deixar com algum acompanhante do lado de fora (Sim, você entra sozinho). Se estiver sozinho, nos dois locais tem guarda volumes, mas você paga uma taxa de R$5.
Fui no consulado de Brasília, lá se bater a fome tem uma moça vendendo comidinhas na sala de espera. Quebrou meu galho, que não tinha tomado café!




O Look

A dica que o pessoal da World Study me deu foi ir bem relax e bem confortável. Não é legal também ir com nada muito chamativo, afinal você fica a mercê do cônsul que vai te entrevistar, né? Vai que ele/ela não vai muito com a sua cara... hahahaha (brincadeira!). Mas é uma situação que é bom ir no mínimo respeitável. 





E aí gente, dúvidas sobre o visto? Não quis escrever todos os milhões de detalhes por que ia ficar muito gigante o texto. Mas pergunta aí que vai pro post de dúvidas ;)

4 comentários:

  1. não sabia que tinha guarda-volumes, por isso não pude levar a minha câmera fotográfica =P muito legal esse seu post! qnd vc vem p US?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco,

      Pois é, muita gente da fila ficou aborrecido de ter que pagar os cinco reais...hahaha
      No iniciozinho de agosto!

      Bjão

      Excluir
  2. Olá,
    Conheci seu blog através da Fernanda Ohashi :)
    Estou pretendo fazer intercâmbio no ano que vem e te queria fazer umas perguntas: A entrevista é em inglês? O que eles perguntam? Quanto tempo você vai ficar lá?
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Joyce,

    Seja bem vinda! Engraçado, essas tuas perguntas são bem frequentes. Vou fazer um post respondendo várias perguntas que tenho recebido, mas já te adianto por aqui. Vamo lá:

    1 - A entrevista do visto é feita por um cônsul americano, mas é totalmente em português. Eles tem sotaque mas dá pra entender tudinho sem problemas.
    2 - Varia mto, mto mesmo! São perguntas aleatórias. Pra mim acabaram não perguntando quase nada,só quanto tempo eu ia passar, o que eu ia fazer lá e pra onde eu fui da ultima vez que visitei os EUA.
    Mas a agência de intercâmbio que você escolher vai te preparar direitinho antes de você ir.
    3 - Vou passar 8 semanas.

    Espero ter ajudado e espero te ver sempre por aqui!

    Bjão

    ResponderExcluir

Comenta, que eu respondo! =)

 

criado e codificado para o BBB
cópia proibida © 2015